Wood Management
Com a crescente opção pela construção de edifícios em madeira é da maior importância frisar que o abastecimento deste material na União Europeia baseia-se em princípios de gestão florestal sustentável.
Forest Stewardship Council
Desde 2004 e por determinação do Comité Europeu de Normalização, a madeira utilizada na construção civil tem que ser proveniente de florestas com certificação FSC (Forest Stewardship Council) e os todos projetos arquitetónicos têm que cumprir regras bem definidas tanto na fase de conceção, como durante a construção (Eurocódigo 5).
Gestão Florestal em Portugal
Infelizmente, Portugal, apesar de ser o país europeu com o maior potencial de produção florestal por hectare devido às condições específicas tanto do seu solo, como do seu clima, apresenta uma gestão florestal quase inexistente, com grande parte da área florestal ao abandono.
Cerca de 98% desta área pertence a privados e, a norte de Tejo, onde se encontra a maior área de cultivo de madeiras resinosas utilizadas na construção como o pinheiro-bravo, a propriedade florestal é de pequena dimensão, de minifúndios e dividida por centenas de milhares de proprietários.
As madeiras resinosas como o pinho nórdico e o abeto-falso, também conhecido como o Espruce – da-Noruega, são as mais procuradas por diferentes razões: graças à sua capacidade de crescimento mais acelerada, existem em grande abundância, apresentam uma resistência estrutural aceitável e são mais fáceis de trabalhar.