Construção

Atualmente, qualquer engenheiro civil ou arquiteto dispõe de uma vasta gama quer de materiais derivados da madeira, quer de sistemas construtivos altamente eficientes como, por exemplo, o CLT (Cross Laminated Timber).

Embora os métodos convencionais de construção ainda dominem – em aço, alvenaria e especialmente em betão  – o recurso à construção em madeira tem vindo a aumentar gradualmente graças à  sua excelente qualidade, estética, versatilidade, durabilidade e  baixa manutenção, mas também por ter um  impacto muito menor no meio ambiente quando comparado com a construção civil tradicional.

Inovação

Aliás, a importância das tecnologias verdes e de baixo carbono irá com toda a certeza crescer ainda mais nas próximas décadas, levando não só a que a indústria da construção sofra uma profunda mudança, como também que a madeira, enquanto material intemporal e sustentável, aumente substancialmente de valor.

São já várias as empresas nacionais e internacionais que se dedicam à construção com madeira, uma indústria dinâmica que tem crescido tecnologicamente em busca de soluções construtivas inovadoras, oferecendo elevados níveis de conforto, resistência, durabilidade e estética e contribuindo fortemente para a sustentabilidade do planeta.

Conheça as principais espécies de árvores utilizadas no sector da construção: a sua origem e todas as fases do processo de transformação até a madeira estar pronta para ser usada.