Pré-fabricação
A pré-fabricação em módulos teve como consequência direta a opção pela construção off-site, pois estes são produzidos fora do estaleiro e só depois transportados para o local da obra para a respetiva montagem.
Apesar deste processo ser recente em Portugal, nos próximos anos vamos assistir a uma verdadeira revolução na sua utilização, não só na construção de pequenas casas, mas também na construção em altura, sendo já uma prática regular em Singapura, na Austrália e no Reino Unido, países que têm adotado a construção modular para fazer face à escassez de mão de obra e de habitação.
Aliás, a Suécia já utiliza a construção off-site a em 90% das suas residências unifamiliares.
Já no Japão, as construções off-site têm surpreendido pela tecnologia empregue e pelas dimensões de edifícios construídos.
Vantagens
Autonomia
Não depende das condicionantes do local da obra como falta de espaço, trânsito e até condições atmosféricas adversas.
Controle de qualidade
Todas as operações são realizadas de forma mais eficiente, com grande precisão e uma probabilidade mínima de erro humano.
Menor custo e impacto no local
Maior controlo dos custos associados e menor perturbação no local de obra, garantindo um impacto ambiental reduzido – menos resíduos e poluição sonora.
Eficiência de tempo
Edifícios construídos de forma mais rápida e eficiente que permitirão responder às necessidades de habitação de uma população global que deverá ser de 8,8 mil milhões de pessoas até 2050.