Arquitetura vs Engenharia

A arquitetura sempre foi sensível à construção em madeira. Na verdade, são os engenheiros que atualmente colocam mais entraves à promoção do uso da madeira na construção Portuguesa. Na verdade, fazem-no por desconhecimento técnico. As Universidades em Portugal, sejam de Engenharia ou de Arquitetura, não ensinam a construção em madeira. A maioria porque não possui competências na área, mas mesmo aquelas que as possuem (por exemplo, Universidade do Minho e de Coimbra), não têm cursos completos na área pelo simples desinteresse dos alunos, em particular, de Engenharia.

arquitectura vs engenharia

Mas a madeira é um material de construção cuja função arquitetónica funde-se com a sua função estrutural (engenharia). A arquitetura explora muitas vezes a qualidade visual que a madeira proporciona, a textura, as cores. Normalmente os elementos de madeira estão visíveis o que levanta alguns desafios aos Engenheiros. É preciso idealizar e conceber ligações eficazes em termos mecânicos e que sejam agradáveis à vista. Por outro lado, essas ligações se compostas por elementos metálicos, em resultado de solicitações maiores, podem ter que prever a inserção destes elementos metálicos no interior da madeira para a proteção ao fogo.

A construção em madeira fica sempre a ganhar quando há uma colaboração entre a Arquitetura e a Engenharia. O projeto não pode ser sequencial – uma disciplina depois da outra. O projeto deve ser integrador. Só assim é possível potenciar o uso da madeira na construção com a definição de soluções fiáveis em termos de engenharia, com valor acrescentado no que à Arquitetura e, claro, a custos competitivos.