Resistência mecânica

A madeira é um material anisotrópico, o que significa que possui propriedades mecânicas que dependem da direção das suas fibras.

Por exemplo, quando exposta a diferentes níveis de humidade, expande-se ou retrai-se de forma diferente consoante a disposição relativa das fibras que compõem o lenho.

Por isso, quando se exerce uma determinada força num tronco, poste ou viga, seja de corte, tração ou compressão, o resultado final vai depender da direção em que essa força é exercida.

Por exemplo, para conseguir rachar um tronco de madeira, o lenhador deve incidir o machado na direção longitudinal, para assim abrir e cortar perpendicularmente as suas fibras.

Aliás, este exemplo permite também compreender melhor o efeito da presença dos nós da madeira, assim como a sua influência na qualidade final enquanto material de construção. Um nó não interrompe as fibras, limita-se a desviá-las.  E quanto maior o nó, maior é o desvio das fibras relativamente ao sentido longitudinal do tronco.

Curiosidade

Sabia que uma madeira limpa, sem nós, ou com nós de menores dimensões, apresenta quer uma melhor qualidade, quer uma resistência mecânica superior?

Ligações e junções

Este conhecimento aprofundado acerca das características anisotrópicas da madeira há muito que é utilizado pelos mestres carpinteiros no desenho das ligações das suas peças de carpintaria seja nos entalhes, nas respigas (o entalhe no topo de uma peça de madeira que entra no encaixe de outra peça) ou nas mechas (o ressalto de uma tábua para encaixar numa ranhura), entre outros.

Em geral, os pontos mais fracos de uma estrutura de madeira são precisamente as suas ligações. Assim, é da maior importância possuir um conhecimento adequado do cálculo e dos esquemas construtivos utilizados nas ligações.

Existem três tipos de ligações entre peças estruturais de madeira:

A ligação por contato, utilizada quando existe garantia de que o esforço a ser transmitido é sempre de compressão;

A ligação por aderência, alcançada através de uma fina película de adesivo que permite que os esforços sejam absorvidos por superfícies relativamente grandes formadas pelas áreas ligadas pelo adesivo;

A ligação por penetração que se caracteriza pela utilização de elementos de junção, tais como cavilhas, parafusos, pregos, anéis e outros.