O futuro da construção em madeira

A multiplicidade de materiais de construção à base de madeira abre uma vasta gama de possibilidades para os construtores de casas. Embora o método convencional de construção em betão, principalmente, aço ou alvenaria ainda dominem, cada vez mais projetos feitos de madeira são construídos todos os anos. O recurso à madeira tem vindo a aumentar gradualmente pela sua qualidade, estética, versatilidade, durabilidade, baixa manutenção e o baixo impacto no meio ambiente que proporciona, inclusivamente associado à construção civil tradicional.

Todas os derivados de madeira acima apresentados têm diferentes utilizações e são empregues em diferentes condições; O CLT apresenta um comportamento mecânico em 2 direções e pode assentar diretamente sobre pilares; por outro lado, os DLT e DCLT têm que assentar em vigas. Todos armazenam dióxido de carbono, e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.

A importância das tecnologias verdes e de baixo carbono crescerá ainda mais nas próximas décadas. A indústria da construção será alvo de uma profunda mudança e o valor da madeira aumentará com base na sua intemporalidade e sustentabilidade.

Atualmente são várias as empresas que se dedicam à construção com madeira, uma indústria dinâmica que tem crescido tecnologicamente em busca de soluções construtivas inovadoras, oferecendo elevados níveis de conforto, resistência, durabilidade e estética e contribuindo fortemente para a sustentabilidade do planeta.