No HoHo Vienna, a construção híbrida inteligente – ou seja, a construção composta por madeira e betão – foi implementada de forma eficiente, não apenas em termos económicos, mas também em termos financeiros: o estado atual da tecnologia da madeira permite que a madeira de abeto seja usada nas paredes e pavimentos com face exposta, dando ao interior uma sensação de aconchego único.

Certificações

HoHo Vienna significa naturalidade, as paredes de abeto visíveis no interior criam uma atmosfera especialmente acolhedora. Evidências da sustentabilidade do edifício também foram reconhecidas: após a sua conclusão, o arranha-céu de madeira recebeu uma certificação Gold LEED pelo sistema de classificação internacionalmente reconhecido para edifícios amigos do ambiente. O certificado de conclusão fornecido pelo Conselho Austríaco de Construção Sustentável (ÖGNB) é igualmente impressionante, concedendo ao HoHo Vienna uma pontuação de 924 em 1.000 pontos.

A madeira

A madeira é acolhedora, e um material de construção natural que traz muitos benefícios: embora a madeira em si seja de baixo peso, tem uma tremenda capacidade de carga, é estável e elástica ao mesmo tempo, oferece usos versáteis e beneficia o clima da sala, porque ele pode absorver grandes quantidades de humidade e libertá-la de volta ao meio ambiente.

Regional

Na Áustria, as florestas produzem 30 milhões de metros cúbicos de madeira por ano, dos quais 26 milhões de metros cúbicos são explorados. Os 4 milhões de metros cúbicos restantes permanecem na floresta, aumentando continuamente o stock de madeira. Isso significa que um metro cúbico de madeira cresce a cada segundo. Leva apenas uma hora e 17 minutos para que toda a madeira usada no projeto HoHo Vienna volte a crescer nas florestas austríacas.