É oficialmente o edifício de madeira mais alto do mundo, com 85,4 m de altura. Mjøstårnet pode ser traduzido para “a torre do lago Mjøsa”, o nome do maior lago norueguês.
A área total do Mjøstårne é de cerca de 11.300 m2 e oferece um hotel, apartamentos, escritórios, restaurantes e áreas comuns, além de uma piscina interior na extensão adjacente do primeiro andar, com cerca de 4.700 m2 de tamanho e também construída em madeira.
Mjøstårnet foi projetado pelo gabinete norueguês Voll Arkitekter para a empresa AB Invest. As estruturas de madeira foram instaladas pela empresa norueguesa Moelven Limtre, incluindo estruturas portantes em madeira lamelada colada. A madeira lamelada cruzada foi usada para escadas, poços de elevadores e varandas.
Como os principais elementos estruturais verticais/laterais e os sistemas de vãos de Mjøstårnet são construídos em madeira, o edifício é considerado uma estrutura totalmente em madeira. Uma estrutura totalmente em madeira pode incluir o uso de conexões localizadas não de madeira entre elementos de madeira. Também pode incluir pisos de outro material, desde que os decks sejam suportados por uma estrutura primária de madeira (apoiada em vigas de madeira). Em Mjøstårnet, lajes de betão foram usadas nos sete últimos andares para responder a exigências de conforto e acústica.
O 2º edifício de madeira mais alto é a Torre HoHo de 84 m, de 24 andares, em Viena, Áustria. No entanto, este edifício é um edifício misto entre madeira e betão, uma vez que possui um núcleo de betão que estabiliza o edifício, de acordo com a definição do CTBUH.
A empresa japonesa de produtos de madeira Sumitomo Forestry está em estudo para o desenvolvimento do Projeto W350, uma torre de 350 m de 70 andares para comemorar o seu 350º aniversário em 2041.