O Homem e a Madeira

Criada e aperfeiçoada pela Natureza, a madeira é um material natural e orgânico, com funções bem específicas como o suporte da copa da árvore e o transporte de nutrientes.

Desde os tempos mais remotos que é aproveitada pelo Homem para os mais diversos usos, sobretudo como material construtivo, pois são pré-históricos os primeiros abrigos que se conhece feitos de ramos e peles de animais.

Mas não só. Porque flutua, os primeiros barcos de que há registo foram também construídos em madeira, tal como a primeira roda ou os mais diversos utensílios e ferramentas do cotidiano, a maioria essenciais ao processo de desenvolvimento da Humanidade.

Inegavelmente associada à evolução do homo sapiens, ao longo dos séculos, os diferentes povos foram-se adaptando aos recursos naturais que se encontravam disponíveis, nunca deixando de utilizar a madeira em bruto ou combinada com outros elementos construtivos como o barro, a palha, a pedra ou o ferro.

Hoje, o processo manual e primitivo de outrora deu lugar a uma vasta e engenhosa indústria moderna, em que a imaginação e a criatividade aliadas ao crescente saber técnico e científico, permitem explorar um vasto mundo de possibilidades.

E é esse mundo que queremos dar-lhe a conhecer.

A Construção do Futuro

O recurso à construção em madeira tem vindo a aumentar gradualmente graças à sua excelente qualidade, estética, versatilidade, durabilidade e baixa manutenção.

Atualmente, qualquer engenheiro civil ou arquiteto dispõe de uma vasta gama quer de materiais derivados da madeira, quer de sistemas construtivos altamente eficientes como, por exemplo, o CLT (Cross Laminated Timber).

Embora os métodos convencionais de construção ainda dominem – em aço, alvenaria e especialmente em betão  – o recurso à construção em madeira tem vindo a aumentar gradualmente graças à  sua excelente qualidade, estética, versatilidade, durabilidade e  baixa manutenção, mas também por ter um  impacto muito menor no meio ambiente quando comparado com a construção civil tradicional.

Aliás, a importância das tecnologias verdes e de baixo carbono irá com toda a certeza crescer ainda mais nas próximas décadas, levando não só a que a indústria da construção sofra uma profunda mudança, como também que a madeira, enquanto material intemporal e sustentável, aumente substancialmente de valor.

São já várias as empresas nacionais e internacionais que se dedicam à construção com madeira, uma indústria dinâmica que tem crescido tecnologicamente em busca de soluções construtivas inovadoras, oferecendo elevados níveis de conforto, resistência, durabilidade e estética e contribuindo fortemente para a sustentabilidade do planeta.

Conheça as principais espécies de árvores utilizadas no sector da construção: a sua origem e todas as fases do processo de transformação até a madeira estar pronta para ser usada.