A performance ambiental da madeira vs. betão

A performance ambiental da Madeira vs. Betão

Inicialmente produzida na Áustria com o objetivo de utilizar madeiras de menor valor, a madeira lamelada cruzada colada (CLT) tem vindo a ganhar adeptos em todo o mundo pelas possibilidades que apresenta na qualidade, durabilidade, fiabilidade e segurança das construções, sem esquecer o seu reduzido impacto ambiental. 

Apesar de se falar hoje em dia da ecoeficiência do cimento e do betão, fundamentalmente no que diz respeito à eficiência energética que proporciona, à sua durabilidade e à possibilidade de reciclagem, a produção de resíduos, o consumo de energia, as emissões de CO2 e o consumo de recursos naturais continuam a ser preocupações, não só durante a fase de construção, mas também na fase de utilização dos edifícios.

A madeira lamelada cruzada colada é produzida com madeira de florestas sustentáveis certificadas, cuja produção envolve um menor consumo de energia que o betão ou aço, o que a torna uma excelente medida para a redução das emissões de carbono e na utilização de combustíveis fósseis. 

A madeira é um recurso natural, renovável e reciclável. A madeira absorve o CO2 durante o seu crescimento, fixando o carbono para a formação da matéria orgânica, contribuindo assim para a prevenção do efeito estufa. De notar que, o CO2 fixado pela árvore, pela madeira, apenas é libertado para a atmosfera quando a mesma é queimada. Logo, qualquer operação de corte, transformação, reciclagem, não liberta CO2 para a atmosfera. Ou seja, a madeira, e em consequência, as construções em madeira, funcionam como pilhas de armazenamento de dióxido de carbono (CO2).

Os painéis CLT são pré-fabricados, produzidos em fábrica, e por essa razão geram uma menor produção de resíduos no local em comparação com outros materiais utilizados na construção civil. Também é possível a reutilização de partes ou segmentos que resultam corte dos painéis, como são exemplo, as aberturas para as portas e janelas, em diferentes aplicações ou subestruturas como são escadas ou outros elementos arquitetónicos.