Madeiras de Verão vs Madeiras de Primavera
Composta por fibras semelhantes a tubos alinhados horizontalmente com o tronco, é a estrutura celular do tecido lenhoso que permite garantir o suporte da árvore e o transporte dos nutrientes.
No entanto, essa estrutura depende da respetiva região de origem. Na Europa, por exemplo, como as árvores só crescem na primavera e no verão, vamos ter fibras e tubos diferentes. O lenho inicial, a chamada madeira de primavera, apresenta uma cor mais clara e um crescimento rápido, sendo por isso menos resistente.
Já o lenho final, a madeira de verão, como cresce com menor quantidade de água e mais lentamente, é mais escuro e mais resistente.
Conclusão
A uma maior densidade, ou seja, a madeiras com fibras ou tubos de paredes mais densas e espessas, correspondem maiores resistências.
Mas a uma maior densidade corresponde também uma maior durabilidade, pois como o lenho apresenta uma menor porosidade, torna-se mais difícil a penetração de agentes de degradação, tais como fungos, insetos ou água.
Madeiras Tropicais
As madeiras tropicais apresentam uma taxa de crescimento menos variável ao longo do ano, o que leva a uma maior homogeneidade no lenho.
Em contrapartida, as madeiras tropicais apresentam uma taxa de crescimento menos variável ao longo do ano, o que leva a uma maior homogeneidade no lenho, logo, a uma maior dificuldade em identificar os anéis de crescimento, que se distinguem pela cor. O anel escuro encontra-se na madeira que se desenvolve no verão. Já o anel claro corresponde à fase de crescimento durante a primavera.
Curiosidade
Sabia que é através da contagem destes anéis que é possível saber a idade de uma árvore? Cada anel é um ano, um ciclo de desenvolvimento da árvore, mas a contagem deve ser feita a partir dos anéis na base do tronco ou, no máximo, a 1,4 metros do chão.