Vantagens
- Facilidade de ligação entre componentes;
- Menor desperdício de matéria-prima;
- Pouca geração de resíduos;
- Construção limpa, seca e organizada;
- Rapidez na montagem;
- Processo produtivo automatizado e computadorizado;
- Custos competitivos em relação aos materiais tradicionais.
Processo
Mas para compreender melhor estas vantagens da construção em CLT, há que conhecer todas as fases do processo. A saber:
Os painéis de CLT são pré-fabricados já com os furos, cortes e aberturas para encaixes, portas e janelas. A forma do corte é especificada nos planos de pormenor/projetos de especialidade e os cortes são realizados com elevado grau de precisão;
Assim, reduzem-se os resíduos em obra, que são imediatamente encaminhados para possíveis reutilizações em fábrica;
Com o planeamento adequado, a chegada à obra é coordenada com a equipa de montagem, possibilitando de imediato a montagem da estrutura e requerendo uma área mínima de estaleiro, assim como uma reduzida mão de obra;
A facilidade, rapidez e eficácia da montagem da estrutura decorre das grandes dimensões dos painéis que podem atingir cerca de 16 metros de comprimento, 3 metros de largura e 50 centímetros de espessura;
A montagem simples de paredes e lajes por encaixe reduz o número de possíveis fontes de erros e, como é feita praticamente a “seco”, permite, quase que em simultâneo, a instalação de outros sistemas técnicos e a aplicação de revestimentos interiores e exteriores.
A ligação da estrutura de CLT à fundação, normalmente em betão, é das mais importantes, dada a sensibilidade da madeira à humidade. Como tal, deverão ser implementadas técnicas construtivas eficazes, no sentido de se evitar uma deterioração precoce da madeira.
A união entre as paredes e os pavimentos pode ser concretizada de diferentes formas, envolvendo fixação com parafusos e conectores metálicos em alumínio, inox ou aço galvanizado.
A produção em série permite, então, que haja uma diminuição dos custos, possibilitando também que todo o processo de controlo de qualidade seja mais exigente.
Curiosidade
Sabia que as pontes térmicas são as regiões onde a caixa de ar ou o isolamento térmico da parede exterior de um edifício é interrompido? E que pilares, vigas, lintéis, cabeceiras e ombreiras ou lajes constituem pontes térmicas?