Wood Types
Natural e biodegradável, a madeira é um material cem por cento ecológico que apresenta excelentes qualidades para qualquer tipo de projeto construtivo.
Resistência, durabilidade, adaptabilidade e versatilidade são as suas principais características, sobretudo por oposição aos materiais mais tradicionais. Mas para compreender a origem e a razão destas suas características tão vantajosas para a indústria da construção convém compreender melhor as suas propriedades químicas e físicas.
Desempenho Físico
A madeira é um material anisotrópico, o que significa que possui propriedades mecânicas que dependem da direção das suas fibras.
Ligações e Junções
Este conhecimento aprofundado acerca das características anisotrópicas da madeira há muito que é utilizado pelos mestres carpinteiros no desenho das ligações das suas peças de carpintaria seja nos entalhes, nas respigas (o entalhe no topo de uma peça de madeira que entra no encaixe de outra peça) ou nas mechas (o ressalto de uma tábua para encaixar numa ranhura), entre outros.
Derivados da Madeira
Produtos e derivados
Para que qualquer projeto de construção em madeira resulte é fundamental conhecer e compreender todas as características intrínsecas do material que se vai a utilizar, para ter a certeza de que é o mais adequado à aplicação que pretendemos.
Daí que nas últimas décadas, as novas tecnologias e a crescente inovação neste sector tenham desenvolvido novos produtos e derivados de madeira. A saber:
Objectivos
01
Permitir que as anteriores limitações de construção com madeira maciça “pura e dura” fossem ultrapassadas;
02
Melhorar as excecionais qualidades deste material de excelência como, por exemplo, a resistência ao fogo ou a sismos;
03
Criar novas possibilidades na construção de diferentes tipos de edifícios, sobretudo em termos de dimensão e altura.